O projeto para o Mercado Público de Blumenau foi norteado pela adoção de três conceitos base, que estão presentes na concepção de todos os seus espaços:
- Icástico
(Adj. Que representa nitidamente uma idéia ou um objeto. Sem artifícios ou adorno*)
- Interação
(S.f. Ação que se exerce mutuamente entre duas ou mais coisas, ou duas ou mais pessoas; ação recíproca*)
- Otimização
(S.f. Processo pelo qual se determina o valor ótimo de uma grandeza*)
Sobre ícástico: Os mercados populares são um dos aspectos mais interessantes de nossa cultura. Local de abastecimento de alimentos, utensílios, ervas medicinais, ferramentas, vestuário dentre outros artigos, os mercados, centros agregadores de pessoas, são também importantes focos de preservação da cultura popular e difusão de informação. Os mercados desempenham importante papel na economia local, pois são responsáveis pela renda de uma sequência de pessoas que vai desde os produtores, artesãos e pequenas fábricas, até lixeiros, carregadores e feirantes. São também uma alternativa de consumo a preços normalmente inferiores aos do comércio formal. Desta forma, investir na criação ou qualificação de mercados populares significa fortalecer a produção e a cultura regional, geração e aumento de renda e melhoria urbana nas áreas adjacentes, tudo isso com um enorme potencial irradiador e sustentável. Apesar da grande importância desta atividade em nossa cultura, estas atividades ainda são consideradas informais. Desta forma, a requalificação do mercado público de Blumenau vai além da ordenação funcional de um programa comercial. Trata-se do desafio de desenhar, construir a imagem de um equipamento público responsável por abrigar e comercializar cultura e ser entendido como tal.
Sobre interação: é condição sine qua non para o sucesso de um mercado popular. Para que isso ocorra, é preciso que o projeto incorpore três sub-conceitos, que valem tanto para o interior como exterior do mercado:
- permeabilidade visual: ver e ser visto sem obstáculos;
- mobilidade: deslocamento fluido de pessoas e produtos;
- sonoridade: preservar e amplificar os sons característicos do mercado popular e das atividades internas, de forma que interaja e componha com os sons externos. O "burburinho" do mercado se afirmará como som característico - e agradável - do local.
Sobre otimização: trata-se de um investimento público e como tal deve ser otimizado ao máximo em todas as suas variáveis tangíveis - custo, funcionalidade, materialidade - e intangíveis - simbologia, cognição, significação.
Concurso Nacional de Projetos
Cliente: Prefeitura Municipal de Blumenau, SC.
Local: Centro da cidade
Área: 4.500m2
Data: 2004
Co-autor: arquiteta Carolina Poppe