Sobre a Escola Municipal França Carvalho_ensino fundamental
A idéia central é conformar uma praça para o bairro através da implantação da escola. O partido do projeto é o grande pátio contínuo interligando as distintas atividades do nível térreo: acesso, esportes, horta e refeitório / pátio coberto, sob o volume suspenso da escola. As salas de aula estão suspensas em 2 pavimentos, interligadas a todos os espaços complementares (administração, midiateca, sanitários) através de um conjunto de rampas que forma o pano de fundo dinâmico da praça
Entendimento local
Território fragmentado;
Carência de atividades de lazer/culturais/esportivas.
Diretrizes
Grande espaço público – escola-praça – como espaço articulador;
Unidade entre os diferentes elementos – dualidade entre o fragmento e a unidade;
Elemento de costura espacial do bairro;
Arquitetura de entendimento claro e comunicabilidade imediata;
Reunião de vários programas em um mesmo equipamento;
Equipamento particular a cada contexto;
Espaço flexível com relação aos usos e horários.
Materialidade
Busca de uma imagem que dialogue com as particularidades da região;
Apropriação de elementos do universo popular;
Espaço colorido e alegre (lúdico);
Arquitetura não padronizada;
Presença de vegetação abundante;
Materiais tradicionais e de fácil reposição-baixo custo;
Arquitetura ecológica: utilização de bio-digestor, teto verde e estudos de insolação..
Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, RJ
Autoria: Secretaria de Projetos Urbanos_Secretário: Rodrigo Azevedo
Local: Nova Iguaçu, RJ
Área: 1.200m2
Data: 2006
EQUIPE
SPUr – Secretaria de Projeto Urbano
Rodrigo Azevedo_Secretário
Márcia Naglis_Arquiteta
Fabrício Pinheiro_Arquiteto
Leandro Balbio_Arquiteto
Gabriela Liuzzi_Arquiteta
Celso Paixão_Engenheiro orçamentista
SPaC – Sub Secretaria de Patrimônio Cultural
Paulo Vidal_Sub Secretario de Patrimônio Cultural
Luiza Farias_Arquiteta
CODENI – fiscalização obras SPUr
Ruy Azevedo_Engenheiro civil