Home

Circo Crescer e Viver

Projeto selecionado para Bienal de Arquitetura de Veneza 2016

NOVO CIRCO CRESCER E VIVER:

RUMO AO CÉU!


O Circo Crescer e Viver é um circo que une arte e transformação social em seu picadeiro. Uma organização que, em mais de dez anos de atividade ininterrupta, iniciou seu trabalho com circo social e, depois de muitos saltos e cambalhotas dos seus fundadores, equipe, participantes e parceiros, expandiu seus projetos e atividades, transformou-se em uma das mais expressivas instituições do circo brasileiro. Desenvolvendo ações nos campos da formação, produção, difusão e fruição das artes circenses, o Circo Crescer e Viver é hoje um empreendimento com atuação em todos os elos da cadeia produtiva do circo, assumindo uma posição de vanguarda na renovação estética e na atualização criativa das artes circenses no Brasil.


O atual espaço onde o Circo se localiza apresenta uma série de restrições para que as atividades desenvolvidas aconteçam plenamente. Por conta do número crescente de alunos e espetáculos, existe uma demanda por mais espaços de permanência, que possam abrigar atividades intelectuais, de ensaio e repouso. Em função desta demanda, o projeto para o Circo se organiza a partir de três grandes programas de uso: uma nova sala de ensaio/espetáculo, um espaço para residência artística e uma área para pesquisa, leitura e reuniões.


Os espaços de ensaio e apresentação de um circo devem possuir características similares quanto à dimensão e altura. Assim, a estratégia de projeto adotada para inserção de mais uma grande sala, em um espaço onde a dimensão do terreno é praticamente a mesma da atual lona do circo, foi dobrar a área do lote por meio da construção de um embasamento em quase toda a extensão do terreno. Este novo elemento – o embasamento - abriga e articula os novos programas de uso com o espaço público – a Praça dos Direitos Humanos* - e com a principal área de espetáculos, a lona de circo, montada em sua cobertura. Desta maneira, o res-do-chão passa a ser o espaço onde se faz o contato diário da cidade com as atividades de reflexão e troca do circo e, na cobertura, tal qual uma igreja no cumbre de uma montanha, acontecerão os espetáculos já maduros, prontos para um diálogo mais complexo com o público.


O projeto para o Circo Crescer e Viver faz parte de uma iniciativa filantrópica do escritório AAA para auxiliar organizações da sociedade civil qualificarem seu espaço de produção, moradia e lazer, através de soluções arquitetônicas e urbanísticas aliadas a análises econômicas e políticas.


*A Praça dos Direitos Humanos é um projeto desenvolvido em parceria com a INSCRIRE Brasil, uma organização fundada pela Artista plástica Françoise Schein, que tem por objetivo promover a reflexão sobre direitos humanos e cidadania por meio de intervenções artísticas participativas no cenário urbano. Com azulejos, tinta e pincéis em mãos, os participantes –alunos de escolas públicas da Prefeitura e do Circo Crescer e Viver - expressam, em desenhos, os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH).




Cliente: Circo Crescer e Viver _ Júnior Perim + Vinicius Dauma

Projeto selecionado para Bienal de Arquitetura de Veneza 2016

Local: Cidade Nova, Rio de Janeiro

Ano: 2016

Equipe: Maxime Baron




Trabalhos relacionados