AAA_Azevedo Agência de Arquitetura
O escritório AAA foi fundado em 2002 pelo arquiteto Rodrigo Azevedo. Ao longo dos últimos anos, o escritório desenvolveu projetos junto a iniciativa pública, privada e sociedade civil, em programas como masterplan, complexos comerciais e culturais, patrimônio histórico, residencial e educacional.
Na esfera pública, a Azevedo Agência de Arquitetura participou de importantes iniciativas de qualificação urbana e arquitetônica no Brasil como, por exemplo, o projeto para o Mercado Ver-o-Peso (Belém do Pará), o masterplan Nova Luz (São Paulo), o retrofit do principal datacenter da Dataprev (Rio de Janeiro), o Mercado Popular da Rocinha (Rio de Janeiro), a restauração e readequação do Palácio Laranjeiras (residência oficial do governador, Rio de Janeiro), o masterplan e projeto de restauração para Estação Ferroviária Barão de Mauá e a remodelação do Sambódromo e seu entorno (Rio de Janeiro) e o plano urbano para a cidade de Mesquita (RJ). Soma-se ainda a experiência do arquiteto Rodrigo Azevedo à frente da Secretaria de Projeto Urbano da Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu (2005 a 2007).
No mercado privado, o escritório AAA desenvolve projetos de escalas variadas, desde pequenas remodelações residenciais até desenho urbano para grandes empreendimentos. Assim tem sido em iniciativas como o novo Mercado da Praça XV (Rio de Janeiro), a Torre Verde (Rio de Janeiro), a casa JF (Juiz de Fora, MG), o masterplan para a Fábrica da Bhering (área portuária, Rio de Janeiro), o masterplan para o empreendimento Cidade da Copa (Recife, PE) e bairro Teresina Alphaville (Teresina, PI), além de diversos projetos de arquitetura, de menor escala e em áreas sensíveis (sítios históricos).
Junto à sociedade civil, o escritório AAA idealizou o programa filantrópico “Bairros do Rio”, que consiste no desenvolvimento de projetos urbanos e arquitetônicos em parceria com organizações da sociedade civil, objetivando qualificar seus espaços públicos. Já foram entregues os projetos para os seguintes locais: Cobal Leblon e Humaitá (Associação de Moradores e Amigos de Botafogo, Associação de Moradores e Amigos de Humaitá, Associação de Moradores e Amigos de Leblon e Associação de Comerciantes Cobal); Masterplan Cosme Velho (Associação de Moradores e Amigos do Cosme Velho); Projeto Pavão-Pavãozinho (Associação de Moradores Pavão-Pavãozinho e ONG Entrelaces); Parque Cidade Nova e a nova sede para o Circo Crescer e Viver; Palacete São Cornélio (Associação de Moradores e Amigos da Glória); Projeto Sérgio Porto (Associação de Moradores e Amigos de Botafogo) e a ciclovia Laranjeiras-Cosme Velho. A partir de 2019, esta iniciativa foi levada para o escritório modelo Observatório da Cidade do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNESA, coordenado por Rodrigo Azevedo, onde quatro organizações da sociedade civil foram beneficiadas pelo projeto, além do convênio estabelecido com a CET-Rio (Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro) para repensar a mobilidade da cidade articulada a intervenções urbanísticas estratégicas. No convênio com a CET-Rio, duas propostas foram entregues: Parque Voluntários da Pátria e Orla Maracanã, transformando a Rua Voluntários da Pátria e Avenida Maracanã em parques públicos. Em 2025, o escritório AAA apresenta e articula a execução de uma nova proposta para requalificação da cidade do Rio de Janeiro: a reconfiguração urbana da Avenida Chile, no centro da cidade (Jardins Suspensos da Avenida Chile).
Atualmente o escritório se localiza em dois endereços: no Rio de Janeiro, no bairro histórico da Glória, no mesmo morro da Igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro e a belíssima Casa da Glória, em um imóvel do início do século XX com uma bela vista para a cidade maravilhosa. Em Lisboa, no bairro de Arroios, um dos locais com maior diversidade cultural da cidade.
Rodrigo Azevedo é mestre em Housing and Urbanism (MA) pela AA_Architectural Association School of Architecture (Londres), doutorando em urbanismo pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (2022-2026) e, como professor, atuou nos cursos de arquitetura da UFRJ e UNESA. O escritório possui registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU_BR) e na Ordem de Arquitectos de Portugal (OA_PT).
[Imagem: Retrofit Dataprev, bairro do Cosme Velho (área de APAC e APA), Rio de Janeiro. Em execução (veja o projeto clicando aqui)]