Home

Rodrigo Azevedo / AAA_Azevedo Agência de Arquitetura


O escritório AAA foi fundado em 2002 pelo arquiteto Rodrigo Azevedo, após três anos a frente dos escritórios AZRV e [Container]. Ao longo dos últimos anos, o escritório desenvolveu projetos junto a iniciativa pública, privada e sociedade civil, em programas como masterplan, complexos comerciais e culturais, patrimônio histórico, residencial e educacional.


Na esfera pública, AAA busca projetos de relevância que tragam benefícios para as cidades e seus usuários. Participamos de importantes iniciativas de qualificação urbana e arquitetônica no Brasil como, por exemplo, o projeto para o Mercado Ver-o-Peso (Belém do Pará), o Masterplan Nova Luz (São Paulo), o novo Mercado Popular da Rocinha (Rio de Janeiro), a restauração e readequação do Palácio Laranjeiras (residência oficial do governador, Rio de Janeiro), o masterplan e projeto de restauração para Estação Ferroviária Barão de Mauá (Rio de Janeiro), o desenho urbano para Ilha de Paquetá (Rio de Janeiro), além da experiência do arquiteto Rodrigo Azevedo à frente da Secretaria de Projeto Urbano da Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu (2005 a 2007) e como professor nos cursos de arquitetura das universidades UFRJ e UNESA.


No mercado privado, AAA desenvolve projetos para clientes grandes e pequenos, abordando desde a conceituação e definição do programa de usos até o detalhamento final do projeto. Assim tem sido em iniciativas como o masterplan para a Fábrica da Bhering (área portuária, Rio de Janeiro), o conjunto de três torres de escritórios (contíguas) no Porto do Rio de Janeiro, o Museu Casa do Pontal nos Galpões da Gamboa (área portuária, Rio de Janeiro), o masterplan para o empreendimento Cidade da Copa (Recife) e bairro Teresina (Teresina), além de diversos projetos de arquitetura, de menor escala, em áreas sensíveis (sítios históricos e favelas). Soma-se a isso, a experiência adquirida no mestrado em Housing and Urbanism (MA) na AA_Architectural Association School of Architecture, em Londres, UK.


Junto à sociedade civil, AAA desenvolve o programa filantrópico “Bairros do Rio”, que consiste no desenvolvimento de projetos urbanos e arquitetônicos para organizações da sociedade civil (Rio de Janeiro), objetivando qualificar seus espaços públicos. Já foram desenvolvidos projetos nos seguintes locais: Cobal Leblon e Humaitá (Associação de Moradores e Amigos de Botafogo, Associação de Moradores e Amigos de Humaitá, Associação de Moradores e Amigos de Leblon e Associação de Comerciantes Cobal); Masterplan Cosme Velho (Associação de Moradores e Amigos do Cosme Velho); Projeto Pavão-Pavãozinho (Associação de Moradores Pavão-Pavãozinho e Entrelaces ONG); Parque Cidade Nova (Circo Crescer e Viver); Palacete São Cornélio (Associação de Moradores e Amigos da Glória); Projeto Sérgio Porto (Associação de Moradores e Amigos de Botafogo).


A partir de 2019, esta iniciativa foi levada para o escritório modelo Observatório da Cidade (UNESA), coordenado por Rodrigo Azevedo, e até o momento quatro organizações foram beneficiadas pelo projeto, além do convênio recém estabelecido com a CET-Rio (Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro) para repensar a mobilidade em conjunto com o desenho urbano da cidade. Neste convênio já desenvolvemos duas propostas: Parque Voluntários da Pátria e Orla Maracanã, transformando as respectivas vias em parques públicos.


Atualmente o escritório se localiza no bairro histórico da Glória, no mesmo morro da Igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro, em um imóvel do século XIX com uma bela vista para a cidade maravilhosa.