Home

Praça Cosmorama

A praça, a escola e a cidade

A praça do Cosmorama sempre desempenhou um papel fundamental na região onde se insere. Um local de encontro, atividades esportivas, lazer e, mais importante, por sua escala, possui alcance que vai além do bairro que se insere, atraindo usuários de regiões mais distantes. A proposta aqui apresentada para reformulação da praça contempla manter e expandir suas qualidades e inserir novos usos articulados aos existentes do seu entorno, como a escola de contraturno, a pista de skate, o bosque, a pista de caminhada e a área para crianças. O conjunto de novos espaços e atividades definiu uma paisagem diversa, rica em novas formas, elementos e experiências, tal qual a definição da palavra Cosmorama: trata-se de uma exposição de fotos (em perspectiva) de diferentes lugares do mundo, geralmente marcos mundiais. O uso cuidadoso da iluminação e das lentes confere maior realismo às imagens.

 

A praça

O desenho da nova praça Cosmorama surge com um propósito claro: além de atender as demandas complementares relativas as atividades escolares, estabelece uma área de prática de esportes e, ao mesmo tempo, permanência e contemplação. A praça se estrutura em três grandes espaços interdependentes, que atraem um público distinto e complementar: escola/quadras + bosque + skate/crianças. Essa divisão buscou preservar possíveis interferências entre as atividades e garantir a plena utilização de cada espaço. As áreas de bosque acontecem nos locais onde já se encontram as árvores de maior porte, garantindo sua preservação, além do plantio de novas espécies, articuladas a um novo mobiliário desenhado pelo artista plástico Alexandre Vogler – as Macas. São seis modelos de Macas e estão associadas a uma vegetação específica, como alecrim, boldo, entre outras, proporcionando uma experiência sensorial no meio da natureza. A pista de skate, desenhada em parceria com o skatista e artista plástico Guga Ferraz, se integra a praça, sem bloquear os percursos e, atraves do seu desenho, permite diversas possibilidades para a prática de skate. Lindeira a pista de skate, uma área exclusiva para crianças, protegida e com brinquedos articulados a um novo mobiliário se interliga com o acesso a escola de contraturno e a passarela de acesso as quadras suspensas. Uma pista de corrida/caminhada, com 250m de extensão, executada com material específico, circunda a edificação da escola de contraturno e articula todos os espaços da praça Cosmorama.

 

A escola de contraturno

A escola de contraturno foi projetada no espaço equivalente as duas quadras já existentes na praça (futebol society e polivalente) e essas foram redesenhadas sobre a escola, com toda infraestrutura de apoio necessária (iluminação, bancos, churrasqueira e vestiários (no térreo)) e acessibilidade universal. A escola possui sum programa de usos diverso e complementar entre si, com salas de aula desenhadas para se ministrar aulas de dança, teatro, robótica, música e liguas estrangeiras, além de um pátio interno para apresetações dos trabalhos dos alunos. A maioria das salas (aulas e administrativo) se abrem para o bosque da praça, um local calmo e iluminado, uma paisagem propícia para concentração. O refeitório escolar (articulado com uma cozinha industrial) possui um painel de azulejos desenhado pelo artista plástico Geraldo Marcolini, que também assina o painel na área de acesso à escola de contraturno, local de permanência de pais e alunos, protegido por uma grande marquise (ou varanda). Por conta da nova condição espacial da praça Cosmorama, propomos um novo acesso à EM Deoclecio Dias Machado Filho, através da lateral voltada para a praça, demolindo parte do muro existente e o substituindo por gradil. A mesma solução será adotada junto à quadra poliesportiva, nos fundos do terreno, entretanto sem acesso.

 

A cidade

A espacialidade resultante deste somatório de paisagens contribuirá para consolidar a condição de centralidade urbana da praça Cosmorama, atraindo um público diversificado, com interesses múltiplos, não só advindos do bairro como também de outras localidades próximas. Essa nova configuração da praça propicia um ambiente mais seguro, gerando mais atividades econômicas no entorno, empregos e, em ultima instância, receita para a municipalidade. Trata-se de uma qualidade de investimento público que possui um rápido retorno econômico, social, ambiental e educacional, e com extrema qualidade.



Prefeitura Municipal de Mesquita

Local: Centro, Mesquita, RJ.

Área: 11.000m2.

Data: 2022 - Em andamento.

Equipe: Vitor Cunha, Ada Miranda, Marina Agudo, Bruno Caio, Pedro Esteves, Nubia Nemezio, Alexndre Vogler, Geraldo Marcolini e Guga Ferraz.

Projetos complementares: Barreto Engenharia.



Trabalhos relacionados