Home

COBAL Humaitá e Leblon

Reforma e adequação dos mercados mais tradicionais da cidade

A Cobal do Humaitá e Leblon foram um projeto premiado pelo IAB na década de 70, desenhado para abrigar uma central de abastecimento onde o produto chegaria direto do produtor para o consumidor, sem atravessadores. Assim funcionou durante um período, mas de lá para cá muita coisa mudou. Mudaram os hábitos de consumo, o perfil sócio-econômico dos bairros, a densidade da região aumentou junto com o número de novas edificações, público flutuante, automóveis e a demanda por estacionamento.


COBAL HUMAITÁ

Atualmente, o bairro de Botafogo se afirma como um pólo de serviços dinâmico para a região da Zona Sul, um local de permanência mas também de intensa passagem em direção ao centro da cidade. Escolas, escritórios, restaurantes, cinemas, além de um alto número de residências compõe a diversidade de usos da região. A Cobal Humaitá também acompanhou estas mudanças, deixando de ser estritamente uma central de abastecimento para se tornar um mix de atividades comerciais ligadas a gastronomia. Estas alterações aconteceram sem um planejamento, foram se acomodando dentro da estrutura existente e recentemente, começaram a se expandir para as áreas externas, se misturando ao estacionamento.


Hoje a Cobal não é mais a mesma de quando inaugurada. A demanda por seus serviços é muito maior que sua capacidade de absorção, o que causa transtornos para o entorno imediato (carga e descarga, estacionamento, barulho) e para a própria Cobal, por não ter capacidade de abrigar todos com conforto. Com o tombamento municipal da Cobal em 2008, abriu-se caminho para uma requalificação do mercado, sem mudança ou sua demolição, adequando sua espacialidade interna e externa as demandas atuais – mais vagas, mais áreas de lazer e mais espaços comerciais. Neste sentido, abre-se real possibilidade para a Cobal se inserir no processo de atualização urbana que a região de Botafogo e Humaitá vem passando ao longo da última década, buscando uma maior sinergia entre os usuários do bairros e sua estrutura urbana. Neste estudo, os usos atuais serão mantidos, entretanto, com novo lay-out e dimensões. Serão adicionadas novas áreas comerciais em seu perímetro, consequência da transferência da área de carga e descarga para o subsolo junto com os estacionamentos na superficie.


COBAL LEBLON

Atualmente, o bairro do Leblon se afirma como um bairro residencial de alto nível econômico e também pólo de serviços sofisticados para a região da Zona Sul e um local de permanência por excelência. Escolas, escritórios, restaurantes, cinemas, shopping centers, além de um alto número de residências compõe a diversidade de usos da região. Tal qual Botafogo, o Leblon se firmou como uma centralidade urbana da zonal sul da cidade, atraindo um mix de atividades comerciais. A Cobal também acompanhou estas mudanças e, tal qual seu par no Humaitá, se torna um mix de atividades comerciais ligadas a gastronomia. Entretanto, uma grande diferença paira sobre esses mercados: enquanto a Cobal Humaitá possui uma alta demanda por novos espaços comeciais, a Cobal Leblon está praticamente fechada, com poucas lojas em funcionamento. Problemas relacionados a gestão do espaço pelo Governo Federal (através da CONAB) constituem a principal causa do seu esvaziamento.


A proposta segue o mesmo conceito da Cobal Humaitá, com a adição de uma nova edificação comercial (residencial/escritórios) em seu terreno, complementando sua arquitetura e trazendo mais dinâmica para o local, além de auxiliar na estruturação financeira do empreendimento. A praça Claudio Coutinho (na parte posterior da Cobal) será reformada e terá conexão direta com a nova Cobal Leblon.


Ambos projetos foram desenvolvidos em parceria com as organizações da sociedade civil da região:

- AMAHU_Assoiação de Moradores do Humaitá

- AMAB_Associação de Moradores de Botafogo

- Associação dos Comerciantes da Cobal Humaitá

- Associação dos Comerciantes da Cobal Leblon



Cliente: Organizações da sociedade civil

Local: Cobal Humaitá e Leblon, localizado nos bairros Botafogo e Leblon respectivamente

Área total: Cobal Humaita: 20.000m2 / Cobal Leblon: 25.000m2

Data: 2016

Equipe: Maxim Baron, Francisco Cunha




Trabalhos relacionados