Home

Palacete São Cornélio

Uma jóia arquitetônica voltando a vida

Palacete São Cornélio (Bem Tombado pelo IPHAN)

A implantação da nova edificação se balizou nas árvores existentes, algumas centenárias, que sombream o grande pátio, agora subdividido em quatro espaços menores, como pequenas praças, com cerca de 150 a 200m2 cada uma, que se interligam no térreo mantendo o entendimento de uma área livre monumental.


A nova edificação possui altura total de 10m, contando com até 3 pavimentos (térreo+2). Sua volumetria se apoia em estrutura distribuída no perímetro da edificação, contando com poucos pilares no sentido transversal, evitando escavações para fundações no centro do terreno (pesquisas arqueológicas não serão necessárias) e liberando o pátio para ocupações mais diversificadas.


O térreo está organizado como o grande espaço de encontro, a praça onde as atividades de lazer e comerciais acontecem. No seu perímetro se organizam espaços voltados para essas área de convivência (podendo ser residenciais e/ou comerciais) com os núcleos de circulação vertical (escada e dois elevadores) distribuídos de acordo com legislação específica. No centro da praça, pequenas estruturas – os pop up's - abrigam bares, restaurantes ou cafés. No segundo andar, os núcleos verticais organizam as possibilidades de arranjo dos espaços, permitindo desde configurações espaciais reduzidas até o uso de todo o pavimento (no caso de uso comercial).


A disposição das lâminas da nova edificação permite estar em permanente contato visual com os pátios, garantindo iluminação natural para todas as unidades. No terceiro andar, um grande terraço verde se abre para as salas superiores, podendo ser apropriado para eventos, reuniões e descanso. A área possui as mesmas qualidades do segundo pavimento – versatilidade e iluminação natural – além da espetacular visada para a Igreja de Nossa Senhora do Outeiro da Glória e a Villa Venturosa. Na cobertura também é possível instalar uma boa quantidade de painéis solares para gerar energia para o empreendimento.


Área de venda/locável nova edificação:

Térreo: 1.175m2

Pop up's: 168m2

Segundo andar: 1.860m2

Terceiro andar: 1.176m2

Total: 4.379m2   



Palacete São Cornélio (Bem Tombado pelo IPHAN)

Parceiro: Associação de Moradores e Amigos da Glória.

Local: Glória, Rio de Janeiro.

Data: 2018-2019.

Equipe: Pedro Maia



Trabalhos relacionados