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Masterplan Cosme Velho

Restauração urbana do bairro mais emblemático do Rio

A proposta para intervenção para o bairro do Cosme Velho é resultado da parceria entre a Associação de Moradores do bairro (AMA Cosme Velho) e o escritório AAA para adequar o desenho urbano do bairro as necessidades correntes e futuras, como os grandes eventos que ocorrerão na cidade do Rio de Janeiro a partir de 2014 (Copa do Mundo e Olimpiadas). Atualmente, é impossível caminhar com segurança ao longo de todo o bairro. Não existe nenhum espaço desenhado para abrigar atividades de lazer ou espaço de permanência com qualidade. As edificações históricas convivem com intenso tráfego muito próximo de suas fachadas, visto que a maioria das calçadas são muito estreitas e as pistas de rolamento desproporcionais para região. O atual terminal de ônibus contribui negativamente para o bairro por ser um centro gerador de fumaça e desordem. Soma-se a isso, as escolas da região e os cerca de 700 mil turistas que visitam, anualmente, o Cristo Redentor, atraindo uma grande quantidade de ônibus de turismo. A falta de boas calçadas impede que os moradores e visitantes circulem pelo bairro, prejudicando a economia local e a qualidade urbanistica. Recuperar a ambiência urbana desta região, através da valorização da história, do meio-ambiente, da dinamização da economia de acordo com as características locais e da mobilidade, são requisitos mínimos para se lograr êxito num processo de restauração urbana e, a partir daí, possibilitar o surgimento pleno de atividades de lazer, culturais, sociais e econômicas. A seguir, os pontos de nossa intervenção:


1. Rotatória informativa

Criação de uma rotatória sob o Viaduto José de Alencar (viaduto do Rebouças) para reorganizar o tráfego e a passagem de pedestre. Instalação de um centro de informação e apoio turístico, um ponto de ônibus e estacionamento/ponto de taxi sob o viaduto.


2. Túnel Acústico

Criação de uma estrutura acústica nas laterais do Viaduto José de Alencar.


3. Integração dos Largos do Boticário e Prof. Silva Melo Integração

Através da reforma das praças e colocação de uma passarela sobre o Rio Carioca, do Largo do Botcário e do Largo Professor Silva Melo, valorizando a Casa do Abacaxi e as edificações do Largo e consolidando a área como local de lazer e turismo.


4. Equipamento urbano (novo terminal)

Uma nova edificação, integrada ao contexto histórico e ambiental, que irá abrigar:

- No térreo: terminal de ônibus de linha e de turismo;

- Primeiro e segundo pavimento: estacionamento para carros de passeio e vans (300 vagas);

- Cobertura: uma praça pública com 3600m2 (metade da dimensão do campo do Maracanã).

- O Rio Carioca, que nasce no Cosme Velho, percorre todo o bairro e em algumas partes ainda é visível e audível. No trecho do terminal de ônibus, o rio terá sua calha naturalizada, com gabiões e vegetação, voltando a ser protagonista na paisagem.


5. Centros de Cultura

Tratamento urbano diferenciado defronte as edificações históricas e culturais (Museu Naif e Casa Austregésilo de Athayde)


6. Redesenho da Praça São Judas Tadeu

Novo desenho para praça e seu entorno, integrando-a com a Estação do Corcovado e a horta comunitária aos fundos. A praça terá vocação para lazer infantil e ócio, além de espaço de permanência para turistas e visitantes (a Estação se abrirá para este espaço). Parte da Rua Efigênio Sales, na lateral da Estação, será suprimida, aumentando em 1/3 o tamanho da praça e eliminando sua função de rotatória de carros.


7. Bica da Rainha

Valorização e restauração da Bica da Rainha, bem tombado nacional, através do redesenho do passeio, aumeno das calçadas e abertura de sua grade para visitação permamente.


8. Pisos

O piso carroçavel anterior, em parelelepípedo, será recuperado em determinados trechos. Isso reduzirá a alta velocidade dos veículos e produzirá uma sonoridade distinta e mais agradável na região. Os passeios serão alargados e terão desenho contínuo. Com a normatização da largura da rua, será implementada uma ciclovia, ligando o Cosme Velho ao Aterro do Flamengo. Os cruzamentos terão tratamento priorizando o pedestre. Tornar o trânsito menos agressivo e mais organizado, comportado. Evidenciar que o pedestre é prioritário.



Parceria: Associação de Amigos e Moradores do Cosme Velho (AMA Cosme Velho)

Cliente: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Local: Bairro do Cosme Velho, Rio de Janeiro

Data: 2012-2014

Areas: Urbanização: 30.000m2 / Edificação terminal-praça: 14.400m2

Paisagismo: Embyá

Maquete: Robério Catelani




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