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Parque Seropédica

Adequação urbana para duplicação da Rodovia BR-465

Atualmente, o centro da cidade de Seropédica se localiza nas bordas da Rodovia BR-465. É neste trecho que se encontram grande parte das atividades comerciais e institucionais. Por este motivo, é um polo concentrador de pessoas e, consequentemente, local de grande ocorrência de atropelamentos e acidentes rodoviários. Desta forma, a duplicação da BR-465 vai piorar drasticamente a qualidade urbanística da cidade de Seropédica, inviabilizando a permanência segura de seus habitantes no centro da cidade. As consequências imediatas são: maior número de acidentes, maior número de mortes, aumento do nível de poluição (CO2 e sonora), perda de qualidade urbana, redução das vendas do comércio, redução da arrecadação de impostos, aumento do desemprego.


A duplicação da Rodovia BR-465 ocupará uma área hoje utilizada por calçadas, jardins e parte da via secundária de acesso as lojas. O tráfego da rodovia acontecerá junto as fachadas das edificações lindeiras, colocando a população de Seropédica em risco de vida constante.


A duplicação da BR-465, se implementada conforme seu desenho atual, será um impedimento brutal para o desenvolvimento econômico e social de Seropédica. Além de causar mais mortes. Como transformar a duplicação da BR-465 em um ativo para a cidade de Seropédica, uma iniciativa que possa qualificar o centro da cidade e seu comércio, atrair novas atividades, gerar mais empregos, criar mais áreas verdes e de lazer para toda a população, se transformando em uma centralidade urbana e econômica na região?


A proposta para criação do Parque Seropédica sobre a Rodovia BR-465 resolve, ao mesmo tempo, duas questões fundamentais para o desenvolvimento da cidade: reduz bruscamente os impactos negativos da duplicação da rodovia sobre a região central de Seropédica e estabelece as bases urbanas para construção de uma nova centralidade econômica e de lazer na região, com a oferta de espaços públicos, arborizados, para realização de diversas atividades e eventos.


Ocupando uma superficie de 50m x 650m, o Parque Seropédica é estruturado a partir de um percurso que interliga as extremidades do centro da cidade de Seropédica, antes separadas pela BR-465 (agora subterrânea). O desenho define pontos de conexão entre o parque e a cidade, locais devidamente projetados para o acesso da população. Os pontos de conexão acontecem no meio das quadras e tem a pista de rolamento alteada ao nível da calçada para facilitar o caminhar e garantir mais segurança aos pedestres. Este desenho em “zig-zag” determinou toda a espacialidade diversa do Parque Seropédica, onde cada forma geométrica resultante foi ocupada com um uso distinto, de acordo com as demandas da cidade. Ao longo de toda lateral onde se encontra a adutora da CEDAE (subterrânea), será criado um grande bosque, com farta vegetação e arborização, garantindo um piso permeável em toda extensão. A implantação do Parque Seropédica também permitirá organizar o trânsito local, tornando-o mais seguro e fluido. Serão estabelecidos novos sentidos para as ruas transversais ao parque e estacionamentos por todo seu perímetro, liberando mais espaço nas calçadas para o pedestre e lojas (mesas e cadeiras ao ar livre, voltadas para o parque). A execução do Parque Seropédica é relativamente simples e econômico, frente aos benefícios que proporcionará para a cidade e a região (munícípios próximos). O parque será construído sobre um túnel, tipo “mergulhão”, em uma extensão de cerca de 20 x 650m. Todas as atividades propostas ficam sobre uma laje, ou tabuleiro, e a área verde será executada sobre a área da adutora da CEDAE.



Cliente: Prefeitura de Seropédica

Área: 32.500m2

Data: 2021-2022

Custo obra: R$250mi



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