Home

Complexo Prefeitura

Um novo centro cívico para cidade de Mesquita (RJ)

O projeto Complexo Prefeitura consiste em um total de cinco projetos de arquitetura e urbanismo que tem por objetivo a transformação da sede da Prefeitura em um centro cívico, educacional e cultural aberto para a população de Mesquita. É parte deste projeto a construção de um teatro multiuso, com capacidade para 240 pessoas, conectado à Prefeitura e, ao mesmo tempo, voltado para a grande praça cívica, a reforma do nível térreo do prédio da Prefeitura para viabilizar o acesso ao novo teatro, a construção de uma edificação anexa para abrigar usos administrativos (capacidade para cerca de 70 pessoas) e a construção, em edificação independente do prédio da Prefeitura, de uma escola municipal de ensino fundamental, com capacidade para cerca de 360 crianças (por turno).

 

Sobre a praça cívica

A nova praça cívica será um espaço público desenhado para abrigar múltiplas atividades culturais, além de ser responsável pela integração entre todas as intervenções do Complexo Prefeitura. O espaço público da praça articula todos os acessos as novas intervenções e se materializa de acordo com as demandas de cada programa de uso.

 

Na escola, uma grande área de permanência na entrada da edificação – elevada em relação a calçada, com árvore e bancos - permite aos pais aguardarem seus filhos e as crianças ficarem ali em segurança.

 

No prédio anexo, o espaço público organiza o fluxo de pedestres e de automóveis (temos ai o acesso ao estacionamento da Prefeitura), garantindo uma área livre para ingresso à nova edificação ou para descanso e bate-papo sob seus pilotis.

 

O curto trecho do Rio Dona Eugênia, que passa em frente ao prédio anexo, terá suas margens naturalizadas, aumentando sua permeabilidade, além da proteção de suas bordas com guarda-corpo e mobiliário urbano. Desta forma, o desenho do espaço público incorpora esse importante elemento natural à paisagem da cidade, articulado com todos os usos propostos.

 

Próximo ao Rio Dona Eugênia, a área hoje dedicada a estacionamento ao longo da Rua Arthur Oliveira, será transformada no principal acesso à Prefeitura. Os acessos originais serão mantidos e articulados com a nova proposta, que transforma o hall da prefeitura em uma ágora, um local de encontro para um público que busca não só serviços burocráticos e administrativos como também cultura.

 

Já a área entre o Fórum e a Prefeitura será transformada em um grande espaço para eventos, com um perímetro todo arborizado, com bancos e jardins para permanência do público em geral. Seu novo desenho está ancorado nas qualidades proposta para o teatro municipal, que se abre para a praça permitindo eventos com alcance para toda a população.

 

Sobre o teatro municipal

O teatro municipal surge como uma nova fachada do prédio da Prefeitura para a cidade. Uma superfície que, através da arte e da cultura, estabelecerá uma nova forma de comunicação entre a instituição e a população de Mesquita.

 

Sua arquitetura se caracteriza por ser uma grande caixa em concreto armado, acoplada ao prédio da Prefeitura e voltada para a nova praça cívica, e com a possibilidade de se abrir inteiramente para o espaço externo através da sua boca de cena. Essa flexibilidade permite espetáculos para até 240 pessoas em seu interior, e para milhares de pessoas no exterior, que se acomodarão no espaço público ao redor da prefeitura.

 

Internamente, o teatro é projetado como uma grande caixa cênica, com um grid de infraestrutura por toda sua cobertura que permite diferentes formatos de palco e organização da plateia, podendo absorver diferentes modalidades de eventos. As coxias do teatro se localizam junto a boca de cena, funcionando tanto para espetáculos internos quanto externos. Já os espaços de apoio como camarins, depósitos e áreas técnicas se concentram na parte lateral do teatro, distribuídos verticalmente em três níveis, com acesso ao grid de som e luz e a cobertura. Os acessos ao teatro acontecem de três formas distintas: o principal, interno, pelo hall da prefeitura; de emergência, externo, junto ao novo acesso principal da prefeitura; e para atores e apoio técnico, pela lateral do teatro, independente.

 

Sobre a reforma da Prefeitura

A transformação do prédio da Prefeitura em um centro cívico, educacional e cultural aberto para a população de Mesquita, demandou uma reorganização da sua espacialidade interna no pavimento térreo para permitir o acesso fluído aos serviços administrativos e culturais. A primeira ação, como já citado anteriormente, foi abrir o prédio da prefeitura para a cidade, criando um novo acesso voltado para a Rua Arthur Oliveira, que se somará ao anterior (voltado para os fundos da edificação). Junto a esses acessos, a reforma também prevê a criação de um espaço de entrada para o teatro, com uma nova cafeteria e sanitários acoplados. Já no segundo pavimento, uma intervenção de menor porte conecta o novo prédio anexo ao prédio da Prefeitura, junto à sua circulação vertical (rampa e escadaria), facilitando a movimentação de funcionários e público entre os prédios.

 

A inserção de novas edificações coladas à Prefeitura – o teatro e o anexo administrativo – algo não previsto na sua arquitetura original causou, a princípio, uma estranheza compositiva no conjunto dos edifícios. A quantidade excessiva de elementos presentes na arquitetura do prédio da prefeitura - como texturas, materiais de revestimentos, dimensões de vãos, elementos estruturais – somada a nova abertura na fachada voltada para a Rua Arthur Oliveira – gerou uma superfície de difícil assimilação a composição arquitetônica proposta. Desta forma, a incorporação do prédio da prefeitura só seria possível com a uniformização de sua superfície, produzindo a multiplicidade de elementos a um único. Para tal, projetamos uma superfície metálica vazada (telado), afastada cerca de 1m, cobrindo toda a extensão das fachadas do prédio da Prefeitura, permitindo iluminação e ventilação natural, além de plantas subindo por todo o telado. Este novo elemento, além de uniformizar as fachadas da edificação, irá melhorar a performance energética do prédio da prefeitura e conferir uma imagem mais ecológica e sustentável à instituição.

 

Sobre o Prédio Anexo administrativo

O prédio Anexo administrativo forma, junto com a escola municipal, um grande elemento arquitetônico contíguo ao prédio da prefeitura. Apesar dessa conexão, os usos não se misturam e sua execução se dará de forma independente. A ala que contém o anexo administrativo é a que se conecta diretamente com o prédio da prefeitura (nível superior) mas também possui acesso independente, externo, ao rés do chão. O acesso se dá por uma escadaria dupla, com uma claraboia na parte superior iluminando naturalmente um grande painel do artista mesquitense Arjan Martins. Na parte superior, as estações de trabalho podem ser dispostas de acordo com as demandas, absorvendo até 70 pessoas com conforto, com janelas por todo seu perímetro. O anexo administrativo possui infraestrutura independente do prédio da prefeitura, como sanitários, copa, cozinha e área técnica. Em estrutura de concreto armado, o prédio anexo é parcialmente suspenso sobre pilotis para viabilizar o acesso de automóveis ao estacionamento da prefeitura, o que também cria uma grande marquise de proteção para o pedestre gerando um espaço de permanência para os usuários da edificação.

 

Sobre a Escola municipal

O projeto para a nova escola municipal foi definido a partir de um percurso, do térreo até a cobertura, e uma sequência de espaços (e usos) que contribuem para a dinâmica de interação, troca e aprendizado entre os alunos. O trajeto se inicia a partir da entrada da escola e segue, através do pátio, até a rampa-arquibancada junto a quadra coberta para dali acessar os níveis superiores (salas de aula e terraço). Neste curto trajeto, a criança pode brincar no pátio ou participar (e assistir) aos esportes na quadra. A biblioteca/midiateca está contígua ao pátio, permitindo aos alunos buscarem um livro para ler dentro ou fora das suas premissas. Ao alcançar o nível das salas de aula, o aluno pode circular pela varanda externa, voltada para o pátio e a quadra coberta, e ter contato visual com as aulas em curso dos diversos anos, além de, no intervalo das mesmas aulas, poder interagir com alunos de anos distintos ao longo deste grande espaço de circulação e permanência. Mais um lance de rampa (ou de escada, pois é possível fazer o mesmo trajeto pela escadaria), e o aluno chega ao terraço, onde estão as hortas e os chuveiros para se refrescar. Deste nível, o aluno pode ter uma visão panorâmica da cidade de Mesquita, onde aulas de geografia, história, ecologia, entre outras, podem acontecer nesse espaço.

 

A edificação escolar foi projetada para abrigar todo o ciclo fundamental, do primeiro ao nono ano, podendo funcionar em dois turnos. A escola possui, além das nove salas de aula para até 40 crianças, uma sala para atividades extracurriculares (multiuso), auditório, biblioteca e midiateca, refeitório, horta para atividades educativas e abastecimento da cozinha (no terraço), quadra polivalente coberta articulada a um pátio de convivência, e toda a infraestrutura de apoio acadêmica (secretaria, sala de professores etc.). 


A performance energética é parte integrante dos espaços da escola e se materializa no pátio interno, uma área permeável com escala compatível para criação de um microclima fresco no interior da escola, no terraço verde (horta), além da iluminação natural em todas as salas de aula.



Prefeitura Municipal de Mesquita

Local: Centro, Mesquita, RJ.

Área: Escola de ensino fundamental com 3.682,40m2; prédio administrativo com 1.150m2; teatro com capacidade para 240 pessoas com 905,65m2; e urbanização de uma praça com 11.018,21m2, totalizando 5.738,05m2 de projeto de arquitetura e 11.018,21m2 de projeto de urbanização e paisagismo. Projeto desenvolvido em BIM.

Data: 2022 - Em andamento.

Equipe: Pedro Maia, Vitor Cunha, Bruno Caio, Pedro Esteves, Nubia Nemezio.

Projetos complementares: Barreto Engenharia.



Trabalhos relacionados