Home

Mercado Praça XV

Reparação histórica a cultura carioca

Um novo Mercado, uma antiga paisagem

A proposta de construção de um novo Mercado na centro histórico da cidade do Rio de Janeiro, mais precisamente junto a Praça XV, remonta o ano de 1907, quando foi inaugurado, no mesmo local, o principal Mercado Municipal da cidade. Em estrutura metálica pré-fabricada, importado da França e Bélgica, a edificação foi construída para abrigar a venda de produtos que se espalhava pela área central da cidade e do antigo mercado da Candelária. Contava com 200 boxes e se manteve ativo até 1963, quando foi demolido para dar lugar a uma autopista elevada (Elevado da Perimetral). Somente uma parte de sua estrutura permaneceu, um torreão que posteriormente foi ocupado pelo famoso restaurante Albamar. Em 2013, o Elevado é demolido e a cidade inicia o processo de retomada de sua frente marítima, através do projeto urbano Porto Maravilha.

Em 2024, após mais de uma década do início da renovação urbana da área central a beira mar, e um franco processo de ocupação comercial e residencial da região (após a crise da Covid), é chegada a hora de retomar o projeto para um novo mercado na cidade, na mesma localização do antigo, se aproveitando das suas qualidades geográficas: de frente para Baía de Guanabara, ao lado da Estação das Barcas da Praça XV (10,5mi passageiros/ano) e do aeroporto Santos Dumont (6,5mi passageiros/ano).


Um Mercado para o Rio e além

A proposta para o novo Mercado da Praça XV vai atender não só ao público carioca, que virá de todos os cantos da cidade por conta da grande facilidade de acesso, como também de outras cidades como Niterói e região metropolitana. Com o aeroporto localizado a uma distância percorrível à pé, turistas de São Paulo e outras capitais brasileiras também serão muito bem vindos!

Seguindo a tradição das edificações de mercados no Brasil, o novo Mercado da Praça XV será todo em estrutura metálica, em tom verde, lembrando o antigo mercado e o torreão remanescente. Como no passado, os toldos estarão abertos em dias de sol e chuva protegendo os visitantes. Um grande cobertura em estrutura metálica e madeira laminada cobre toda a extensão dos restaurantes e emoldura a bela paisagem da Baia de Guanabara e do centro da cidade, para quem vem de barco.


Ficha técnica:

24 restaurantes no rés do chão, com mesas coletivas;

4 restaurantes na parte superior, com mesas individuais. O restaurante Albamarserá incorporado ao projeto;

3 bares, sendo dois sobre o volume vermelho e um sob a passarela;

4 lojas voltadas para a Estação das Barcas, abrigadas no rés do chão do volume vermelho;

Praça pública redesenhada para abrigar feira livre e eventos ao ar livre (musica, teatro, dança);

Acessibilidade plena: 2 elevadores, rampa, passarelas e escadas interligam todos os espaços.



Cliente: CCPar / Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Local: Praça XV, Centro, Rio de Janeiro

Data: 2025

Área: 3.600m2

Equipe: Pedro Maia, Vitor Cunha, Eliza Lago




Trabalhos relacionados