Home

SEMED

Nova sede para Secretaria de Educação da cidade de Mesquita, RJ

Restauro + Nova Edificação + Praça = Cidade


O projeto é composto por duas intervenções distintas porém complementares: a sede da SEMED (Secretaria Municipal de Educação), compreendendo a reforma de sobrados existentes junto a construção de uma nova edificação com três pavimentos, e a revitalização da Praça Elizabeth Paixão e do calçadão de comércio ao redor.

 

A SEMED é um equipamento público para o abrigo dos espaços de trabalho necessários ao funcionamento da Secretaria de Educação do município de Mesquita. Não obstante, no térreo da edificação estarão localizados espaços de atendimento ao público com guichês compartilhados do Procon, Detran, Junta Militar, entre outros, além de um espaço de coworking/café e um pátio verde. Em sua fachada externa, o projeto é caracterizado pela combinação da arquitetura histórica dos sobrados e a fachada reticulada da nova edificação. Como elemento de união, toldos de proteção solar azuis serão instalados nas janelas de modo a fornecer identidade visual ao conjunto e conceber um caráter distinto e institucional para a SEMED. Já em seu sistema estrutural e espacial o edifício acontece de forma unificada. Dos sobrados históricos só serão guardadas as fachadas, enquanto toda a parte interna da edificação será feita a partir de uma nova estrutura em concreto armado. Tal estrutura acontece no perímetro externo da edificação com o intuito de liberar ao máximo o espaço interior, determinando também a fachada e suas grandes aberturas. Enquanto equipamento público, a arquitetura para a nova sede da SEMED possui uma conformação espacial generosa. No térreo, duas rampas de acesso ao conjunto formam um circuito interno de circulação através do pátio verde. Nele, um volume curvo em destaque abriga a escada de circulação vertical que conecta todos os espaços do conjunto ao terraço descoberto onde se localiza um refeitório com vistas panorâmicas para a cidade.

 

A Praça Elizabeth Paixão, situada em frente a nova sede da SEMED, será revitalizada com o objetivo de transformá-la em um espaço verde densamente arborizado e de clima ameno. De modo a resguardar o espaço interno da Praça enquanto área de descanso, lazer e contemplação, em contrapartida ao agitado contexto do calçadão de comércio ao redor, o projeto de revitalização propõe a construção de um grande banco em todo o perímetro da Praça, como uma moldura a delimitar de maneira legível sua forma e os seus acessos. O banco, que pode ser entendido também como elemento de apoio aos usos do calçadão, será construído em concreto e nele estão esculpidas as escadas e rampas de acesso à Praça, que estará elevada 45cm em relação ao

nível do calçadão. Na revitalização da Praça Elizabeth Paixão, uma grande área verde será oferecida a cidade com canteiros que funcionarão como jardins de chuva de modo a aliviar o sistema de drenagem urbana local. O espaço de jogos e o playground infantil existentes atualmente na praça serão mantidos em novas estruturas, assim como a banca de jornal.



Prefeitura Municipal de Mesquita

Projeto desenvolvido em parceria com Agencia Arquitetura

Local: Rua Feliciano Sodré 2931, Centro, Mesquita, RJ.

Área: 2055m2 edificação + 7915m2 praça

Data: 2022 - Em andamento.

Projetos complementares: Barreto Engenharia




Trabalhos relacionados