Home

Colônia de pescadores São Pedro_Lagoa Rodrigo de Freitas

Requalificação e ativação econômica da borda da Lagoa

"Ao

IPHAN-RJ_Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

a/c: Sra. Mônica da Costa

Superintendente Substituta


Ref: PROJETO DE ARQUITETURA PARA COLÔNIA DE PESCADORES Z13, LAGOA RODRIGO DE FREITAS, RIO DE JANEIRO

 

Prezada Mônica da Costa,

 

A XYZ é a agência responsável por um projeto de implantação de Estúdios de TV temporários para emissoras estrangeiras durante as Olimpíadas no Rio, em parceria com a Prefeitura e a EOM (Empresa Olímpica Municipal). Tendo em vista que a implantação do projeto dos Estúdios será em área pública na Zona Sul, o Prefeito da Cidade do Rio, através da EOM, firmou uma parceria com as Emissoras de TV estrangeiras que a XYZ representa, onde em contra partida do uso desta área pública, a XYZ se compromete a executar um projeto de legado na região.

 

O projeto de legado em referência escolhido pelo Sub-Prefeito da Zona Sul e o Prefeito do Rio foi a revitalização das instalações - atualmente precárias - da Colônia de Pescadores Z13 – Núcleo Lagoa Rodrigo de Freitas, comunidade fundada na década de 20, localizado em frente ao Parque dos Brinquedos. A responsabilidade da XYZ em relação a execução do projeto de legado se limita a reformar e recuperar as instalações existentes, notadamente os alojamentos e ranchos dos pescadores e o conjunto de decks fixos e flutuantes, o que já esta orçado e alinhado com a Sub-Prefeitura os trâmites para início de reforma a partir de março, com duração prevista de 90 a 120 dias.

 

No entanto, tendo em vista a relevância social da comunidade de pescadores na região e a paisagem tombada do espelho d'água da Lagoa, a XYZ em parceria com a AAA_Azevedo Agência de Arquitetura, investiu em um projeto de arquitetura completo para a renovação das instalações da Colônia que, mesmo sem aumento de área, proporcionará um incremento nas atividades e nas receitas dos pescadores, além de promover uma integração harmoniosa com o entorno. Para tal, a XYZ e a EOM buscam financiamento adicional através de novos parceiros para executar o projeto até fins de fevereiro. (...)."


Além da renovação da infraestrutura, a estratégia de projeto se concentrou em possibilitar um aumento de receita para os pescadores através de uma nova espacialidade que permita não só o incremento da pesca, mas também o desenvolvimento de outras atividades, como passeios de barco pela Lagoa, venda de peixe fresco e realização de pequenos eventos comemorativos.


 

Cliente: XYZ

Local: Lagoa Rodrigo de Freitas, Lagoa, Rio de Janeiro

Área: 450m2

Data: 2016

Equipe: Pedro Maia


Projeto aprovado no IPHAN e IRPH.



Trabalhos relacionados