Home

CENTEC_Centro de Formação Técnica

Um conjunto diverso de cursos profisionalizantes para juventude da Baixada

O projeto para o CENTEC (Centro de Formação Técnico de Mesquita) compreende a construção de uma nova edificação com sete pavimentos dividida em embasamento e torre, totalizando 4.200m2 de área edificada e 700m2 de área livre.

O CENTEC é um equipamento público para abrigar espaços de aula, administração e eventos necessários ao funcionamento do programa de formação técnico. O projeto se localiza na Av. Pres. Costa e Silva, junto à estação ferroviária de Mesquita, em um lote retangular situado de modo insular entre a avenida de alto tráfego e a linha ferroviária.


Por conta da proximidade com a Estação, a área do projeto possui a característica incomum de ser atravessada pela passarela de pedestres de acesso à estação, que cruza o espaço do projeto a uma altura de 7 metros, dividindo a edificação em dois elementos principais: o embasamento e a torre.

O embasamento, composto por dois pavimentos - térreo e a praça-suspensa - solucionou o acesso principal ao edifício, proposto diretamente a partir da passarela de acesso à estação, que desemboca no nível da praça-suspensa onde se encontra uma praça pública e um café, tal qual o programa Colabora, com espaços de estudo para os alunos e visitantes.


Já no pavimento térreo, no nível da cidade, temos os acessos secundários dos alunos e de serviços, posicionados em uma rua interna, ajardinada e protegida dos ruídos da avenida, criada entre o edifício e o muro da linha ferroviária. Aí estão localizados os espaços de administração, as áreas técnicas e um pátio arborizado com uma cantina para utilização dos alunos nos intervalos das aulas.


A torre de 05 pavimentos, abriga as salas de aula (são 16 salas de aula com 50m2 e 02 salas multiuso com 100m2 cada na cobertura), os elevadores, as escadas de emergência e os sanitários. Todos esses elementos foram concentrados no centro da planta do projeto de modo a possibilitar a criação de uma galeria de circulação em todo o perímetro dos pavimentos. Tal galeria faz a vez de acesso às salas de aula e de elemento de proteção solar, como uma grande varanda, e permite um contato visual direto dos usuários com a cidade, tal qual um mirante.



Prefeitura Municipal de Mesquita

Projeto desenvolvido em parceria com Agência Arquitetura

Local: Av. Presidente Costa e Silva, Centro, Mesquita, RJ.

Área: 4.000m2

Data: 2023 - Em andamento.

Projetos complementares: Barreto Engenharia



Trabalhos relacionados