Home

IFRJ_Instituto Federal do Rio de Janeiro

Campus Mesquita (RJ)

O projeto para o novo campus universitário em Mesquita é parte do plano de desenvolvimento urbano Mesquita do Amanhã, que propõe um conjunto de intervenções urbanas e arquitetônicas na cidade com o objetivo de consolidar Mesquita como principal centralidade urbana na região.

 

Desta forma, as propostas estão articuladas com os modais de transporte da cidade, principalmente o ferroviário, de maneira a estabelecer uma nova rede de percursos a partir das intervenções propostas: rede local, para os moradores da cidade; rede regional, para os visitantes dos municípios limítrofes e; rede metropolitana para os que vem de cidades mais distantes.

 

O plano Mesquita do Amanhã está ancorado em uma estratégia de desenvolvimento urbano onde a oferta de serviços públicos de qualidade para a população tem papel central na atração de um público para além dos limites do município, possibilitando a geração de novas receitas e empregos reduzindo sua condição de cidade dormitório.

 

Assim, as intervenções em curso se pautam na criação de novos equipamentos públicos de esporte, lazer e cultura além da qualificação urbanística priorizando espaços verdes, permeáveis e áreas exclusivas para pedestres. A partir deste entendimento, o projeto para o novo campus universitário se organiza baseado em quatro elementos fundamentais:

 

1. Um elemento horizontal, que é a praça João Luiz Nascimento, ou a praça da Telemar, que será totalmente reformada para se tornar uma superfície de contato entre a nova edificação do campus e seu entorno imediato;

 

2. O segundo elemento, um embasamento, em concreto, que abriga os usos de caráter público do campus como o planetário, o auditório, a sala de exposições e a praça suspensa (onde podemos tomar um café, um lanche e também acessar a biblioteca);

 

3. O terceiro elemento, uma caixa metálica, apoiada em quatro pilares de concreto que nascem a partir do embasamento, abrigam os usos de caráter restrito, como as 21 salas de aula, os 4 laboratórios e a administração. A biblioteca, apesar de fazer parte deste elemento, tem seu acesso principal pela praça suspensa, o que confere um caráter mais público;

 

4. E o quarto elemento, um elemento vertical, também em concreto, localizado na parte posterior da edificação, abriga toda a infraestrutura de apoio como escadas de incêndio, elevadores, sanitários, shafts técnicos, reservatórios d’água e placas solares.

 

A organização e articulação destes quatro elementos estabelece uma gradação suave entre os espaços de caráter público e aberto nos níveis inferiores, até os espaços de caráter mais restritos, localizados nos níveis superiores. Soma-se a isso, a sequência de escadas que interligam todos os pavimentos no interior da caixa metálica, localizadas no prisma central e iluminadas por uma cobertura zenital, garantindo assim uma interação constante entre os usuários. Desta forma, conseguimos trazer para uma tipologia de campus vertical a principal característica de um campus horizontal: a naturalidade do encontro entre seus frequentadores gerando permanência, vivência e, o mais importante, trocas.

 

Essa condição se expande do prédio para a cidade e vice-versa por conta do novo desenho para a praça João Luiz Nascimento. Ela se estende sobre a edificação através de uma grande escadaria que leva ao topo do embasamento da edificação fazendo a interligação entre a cidade e o prédio - ou o saber popular e o saber erudito - sem muros ou barreiras.



Prefeitura Municipal de Mesquita

Local: Centro, Mesquita, RJ.

Área: 22.000m2

Data: 2023 - Em andamento.

Equipe: Pedro Maia, Ada Miranda, Marina Agudo

Projetos complementares: Barreto Engenharia



Trabalhos relacionados