Home

Centro Integrado de Convivência, Inovação e Cultura do Pavão-Pavãozinho

Ativação cultural e econômica

A criação do Centro Integrado de Convivência, Inovação e Cultura (CeCIC) do Pavão-Pavãozinho é uma iniciativa da Associação de Moradores, Entrelaces e AAA_Azevedo Agência de Arquitetura, com apoio do BNDES através do seu Fundo Social. O CeCIC é fruto da articulação da sociedade do Pavão por um espaço de troca e produção social e se insere em um projeto maior de economia solidária chamado Aquarela do Pavão, que tem como foco o fortalecimento de empreendimentos existentes na comunidade nas áreas do turismo, cultura, gastronomia, moda e beleza e comunicação.

 

O prédio do CeCIC, localizado na Rua Pavão, a principal via (de pedestre) comercial e de lazer da comunidade, se ergue sobre o terreno da Associação de Moradores e reúne as seguintes atividades nos seus 1.000m2:

 

• Sala da Associação de Moradores + Administração CeCIC;

• Praça + Café Aquarela do Pavão + Loja de Souvenirs + Centro de Informações Turísticas (Térreo);

• Centro de Gastronomia – Restaurante-Escola (1º piso);

• Sala Multimídia (2º piso) - Computadores para uso público (aulas de informática, ensino à distância, lan-house), Rádio e TV Comunitária;

• Espaço Cultural (3º piso) - Salão para aulas de dança, música, teatro, cinema e apresentações para o público em geral (220 lugares). Espaço para festas e eventos;

• Terraço Verde com horta comunitária para o restaurante e a creche (4º piso).

 

A organização dos usos no interior da edificação se pautou na possibilidade destes funcionarem em conjunto ou separados, diversificando as formas de uso e ocupação do CeCIC em conjunto com as atividades já existentes na Rua Pavão. Assim, a intervenção se torna um catalisador social na comunidade, se expandindo, através da Rua Pavão e suas atividades congregadoras, por toda a comunidade.

 

Os conceitos básicos que nortearam a arquitetura do CeCIC foram:

1. Emoldurar a paisagem, ao invés de bloquear;

2. Dialogar com o entorno, ao invés de ignorar;

3. Viabilizar permanência, a partir da pequena praça criada.



Parceiro: Associação de Moradores Pavão-Pavãozinho e Entrelaces

Local: Favela Pavão-Pavãozinho, Copacabana, Rio de Janeiro

Data: 2014

Equipe: Maxime Baron



Trabalhos relacionados