Home

Leite de Vaca

Entreposto leiteiro

Leite de Vaca é o nome de um pequeno entreposto leiteiro que construímos na cidade de Formoso, no Vale do Paraíba. Fruto de um acordo entre a Prefeitura Municipal de São José do Barreiro e a Fazenda Catadupa, o entreposto se destina a concentrar o leite produzido pelas fazendas da região - algumas de arquitetura colonial, para depois ser recolhido pelo caminhão da cooperativa. As necessidades que o projeto deveria suprir eram bastante simples: uma cobertura para abrigar o leite e um pequeno depósito para guardar o farelo distribuído pelo caminhão.


Tivemos alguma resistência até convencer as pessoas da importância de se fazer uma arquitetura de baixo custo e compatível com o local. O desejo da Prefeitura era de se fazer uma grande obra, com laje de concreto, retroescavadeira, manilhas, etc.


Construímos sobre a base de pedra do antigo entreposto, utilizando materiais simples e de fácil execução. UPara cobertura, utilizamos antigas telhas de bica (ou colonial), compradas pela metade do preço de uma do tipo francesa. Os pilares de sustentação, em madeira, foram reaproveitados. O cimento, os tijolos e o madeiramento do telhame foram fornecidos pela Prefeitura. Para o revestimento externo utilizamos um traço de cimento e barro com caiação em pó xadrez. Finalmente, um plano de bambú protege o leite do sol.


O levantamento dos materiais e a construção, realizados em julho deste ano, duraram aproximadamente 15 dias. A obra foi executada por nós mesmos e mais quatro pessoas do local: Seu Zé, nosso mestre; Seu Paulo, de 83 anos; Jair, seu contra-ponto de 15 e Seu Elias, vereador pelo PMDB e o sujeito mais elegante que já vimos em uma obra.


> Primeiro projeto construído. Primeiro projeto demolido.


Local: Formoso, SP.

Área: 6m2

Data: 1995

Co-autor e Co-peão: Pedro Rivera

Fotos: Rodrigo Azevedo e Pedro Rivera



Trabalhos relacionados