Home

Centro de Lutas

Um tatame para a cidade

O Centro de Lutas é um equipamento público para treinamento e competições de diversas modalidades de lutas. A edificação nasce do desejo da Prefeitura de Mesquita em formar crianças e jovens como praticantes de lutas seja como atividade física ou treinamento para disputas em competições locais, regionais e até mesmo internacionais.

 

O prédio para o Centro de Lutas tem uma composição simples, com seus usos organizados ao redor de um pátio central, onde se localiza o grande tatame (com medidas oficiais), que se abre para a rua. Desta forma, temos as salas de aula para prática de luta, sala de ginástica (academia), espaço de descanso e administração voltados para o pátio que, em dias de competição, pode se abrir para a rua permitindo que mais pessoas participem do evento.

 

O pátio central é coberto por uma estrutura metálica independente conjugada com uma passarela que circunda o pátio e dá acesso as salas de aula do segundo pavimento. Uma grande escadaria em concreto armado, sob a qual estão os banheiros e depósitos, leva ao nível superior e, ao mesmo tempo, serve como arquibancada para os eventos de lutas no grande tatame (localizado no pátio central).

 

Os volumes laterais, que abrigam as atividades de aula, possuem salas flexíveis, com divisórias que permitem variar suas dimensões, e várias aberturas – portas e janelas – voltadas para o exterior e para o pátio interno, que permitem diferentes visadas durante as práticas de luta.



Prefeitura Municipal de Mesquita

Local: Centro, Mesquita, RJ.

Área: 1.775m2.

Data: 2022 - Em andamento.

Equipe: Pedro Maia, Vitor Cunha, Bruno Caio, Pedro Esteves, Nubia Nemezio.

Projetos complementares: Barreto Engenharia.



Trabalhos relacionados