Home

Salvem a Torre Verde!

Campanha de arrecadação de fundos para manutenção da Torre mais querida do Brasil!

TECNOLOGIA SOCIAL DE SUCESSO

A 1a Torre Verde do Brasil nasceu na Rocinha em outubro de 2022, um projeto inteiramente financiado com recursos da FAPERJ - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, que inclui geração de energia verde através de placas solares, captação de água de chuva para irrigação, 4 andares de hortas suspensas e uma aceleradora de compostagem que transforma resíduo orgânico em adubo em apenas 45 minutos. Tudo isso funcionando de forma integrada no pátio entre duas escolas municipais, o CIEP Doutor Bento Rubião e a E.M. Luiz Paulo Horta, atendendo diretamente 780 alunos de 4 a 12 anos dentro da segunda maior favela do Brasil.


Nossa capacidade de transformação de resíduo orgânico em adubo é de 90kg/dia equivalente à 1.8 toneladas por mês e a capacidade de produção de frutas, verduras e legumes é de 50kg/mês, que são consumidos por toda uma comunidade escolar. Através da transformação do resíduo orgânico em adubo e do resíduo inorgânico em jardineiras, entrelaçados com a comunidade local, criamos uma tecnologia social que não existe hoje em nenhum outro lugar. Nosso sonho, no futuro, é empoderar indivíduos através do reaproveitamento de resíduos, gerando riqueza para toda uma comunidade. Acreditamos na força do coletivo e no valor intrínseco existente em quase tudo que hoje é descartado no lixo.


LUTA CONTRA O TEMPO

A nossa Torre Verde está completando 1 ano de funcionamento, mas ela corre o risco de ser desmontada em novembro por falta de patrocínio. Hoje, nossas maiores despesas são o aluguel do andaime que dá estrutura à Torre Verde e o salário do nosso educador ambiental, morador da Rocinha. O total mensal das duas despesas é de R$15.000 e com o valor arrecadado através desta campanha, teremos condições de manter a nossa torre operando por mais 6 meses. A ideia é poder levantar os recursos de curto prazo (bridge money), através desta campanha, para que a gente possa ter tempo de desenvolver nosso plano de negócios e garantir a sustentabilidade do empreendimento.


A Torre Verde tem atraído a atenção de muitos visitantes de fora da comunidade e para 2024, estamos planejando junto com os guias locais de turismo, a inserção da Torre Verde no circuito de visitação cultural e turístico da Rocinha. A ajuda de cada um de vocês faz toda a diferença, por menor que seja a contribuição. Cada gesto conta muito para nós. É a certeza de que estamos no caminho certo e de que a força do coletivo é muito maior do que podemos imaginar. Vem fazer parte deste movimento que revolucionou a forma como uma comunidade vem descartando seus resíduos.


Esse mundo já existe e está bem mais perto do que você imagina.

O que você está esperando?


CLICA AQUI E CONTRIBUA!